sábado, outubro 31, 2020

Raimbaut de Viqueiras

 


ALTAS ONDAS QUE VINDES SOBRE O MAR

Altas ondas que vindes sobre o mar,
que o vento faz cá e lá balançar,
do meu amigo sabedes novas contar,
que foi para lá? Não o vejo voltar!
E ai, Deus, o amor!
Ora me dá prazer ora me dá dor!

Ai, doce brisa, que vens de lá
onde meu amigo dorme e está e anda,
traz-me de seu alento um sopro!
A boca abro, do grande desejo que trago.
E ai, Deus, o amor!
Ora me dá grande prazer ora me dá dor!

Faz mal amar vassalo de estranho país,
tornam-se em choro seus jogos e risos,
Nunca pensei que o meu amigo me traísse
pois lhe tudo o que de amor me quis.
E ai, Deus, o amor!
Ora me dá prazer ora me dá dor!

(in Os Trovadores Provençais, selecção e tradução de Irene Freire Nunes e Fernando Cabral Martins, ed. Documenta, 2014, p. 194)

Raimbaut de Viqueiras (1180 – 1207) foi um trovador provençal, do qual se conhecem 26 poesias


Sem comentários: