O VENTO E O SOL
Uma vez o Vento e o Sol puseram-se a discutir sobre qual dos dois era mais forte. Como não chegavam a um consenso e vendo passar um viajante envolto num capote, ambos concordaram que o mais forte seria aquele que conseguisse fazer o homem despir o capote.
O Vento foi o primeiro a testar a sua força. Começou a soprar com todo o vigor e lançou sobre o homem uma rajada de vento frio. Mas, quanto mais soprava, mais o viajante se embrulhava no seu capote.
- Desisto! - disse o Vento. - Não há maneira de fazer este homem tirar o capote!
- Não sei se será bem assim! - replicou o Sol.
Então, o Sol começou a brilhar com todo o seu esplendor e, aos poucos, foi aquecendo o viajante de tal forma que ele se viu obrigado a tirar o capote e o resto da roupa para se refrescar num riacho que passava por ali.
Mais vale engenho que força.
A GALINHA DOS OVOS DE OURO
Numa manhã como tantas outras, um aldeão e a sua esposa descobriram que tinham um ovo de ouro no ninho onde as galinhas punham os ovos. A partir desse dia, sempre que iam recolher os ovos encontravam um de puro ouro! Trataram logo de descobrir qual era a galinha que lhes dava tanta alegria.
- Esta galinha deve ter uma grande pepita de ouro dentro dela! - exclamou a mulher do aldeão.
- Vamos matá-la para lhe podermos deitar a mão - sugeriu o aldeão.
E assim fizeram. Mas, para surpresa de ambos, descobriram que a galinha era igual a todas as outras.
Esperando tornar-se rico de uma só vez, o tolo casal de aldeões privou-se do lucro diário que tinha assegurado.
Quem tudo quer tudo perde.
A RAPOSA E O LEOPARDO
Uma raposa e um leopardo estavam a discutir sobre qual dos dois era o mais bonito. O leopardo apressou-se a exibir orgulhosamente as várias pintas que lhe adornavam o corpo, mas a raposa interrompeu-o e disse:
- Eu sou muito mais bonita do que tu porque a minha beleza não está no corpo, mas na mente.
Quem vê caras não vê corações.
(Esopo, Fábulas de Esopo (Uma Seleção), adaptação para a língua portuguesa de Alexandra Guimarães, Porto Editora, 2016/2021)
Sem comentários:
Enviar um comentário